Sistema de Protocolo

Seleção de Pessoal

Processo Seletivo Simplificado
Informativo

Professores, técnicos e políticos são homenageados
13/05/2012

Evento ocorre terça-feira (15 de maio), dia do aniversário da UFS.

Saiba mais

Dando continuidade às comemorações pelos 44 anos de sua fundação, a Universidade Federal de Sergipe realiza em 15 de maio, dia de seu aniversário, a sessão solene dos Conselhos Superiores para a outorga de títulos. Na ocasião serão homenageados professores, técnicos-administrativos e políticos sergipanos, dentre eles o governador Marcelo Déda. O evento ocorre às 19h no auditório da Reitoria, no campus de São Cristóvão.

Na cerimônia será facultado ao professor Genaro Dantas Silva o título de “doutor honoris causa”, concedido a personalidades que se destacaram pelo saber, seja pela atuação em prol da Filosofia, Ciências, Técnica, Artes e Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.

A contribuição de Genaro Dantas para o ensino da matemática pode ser traçada por meio de seu processo de formação e atuação como docente. Foi professor do Atheneu Sergipense e vivenciou de forma engajada a implementação do Movimento da Matemática Moderna que, na década de 1970, alterou o ensino da matemática em Sergipe, no Brasil e em outros países. Em 1975 foi um dos alunos da primeira turma de licenciatura plena em Matemática, curso vinculado ao antigo Instituto de Matemática e Física da UFS. O professor está em atuação há quase 50 anos.

A “medalha de mérito universitário” será conferida a Arivaldo Montalvão Filho (in memoriam), que foi professor do Departamento de Engenharia Química e morreu num acidente de moto em 3 de abril de 2011, quando era pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest). Os docentes Antônio José Brito de Goes (DAD), Gilsa Luisa da Mota Gomes (DSS), Luiz Alberto dos Santos (DCS), Maria Helena Zucon Ramos de Siqueira (DBI), Maria Stella Tavares Rollemberg (DED) e Sérgio Giansante (DEF) serão outorgados com o título de “professor emérito”, destinado aos que se aposentaram e alcançaram notabilidade na pesquisa ou no ensino.

Os técnicos-administrativos da UFS Elisa Fontes Nascimento, Idelfonso José de Souza, Odimar Maria Dantas Oliveira e Osvaldo Andrade dos Santos também serão homenageados.

A UFS concederá moção de agradecimento a políticos sergipanos. São eles: o governador Marcelo Déda Chagas, Antônio Carlos Valadares, Eduardo Alves do Amorim, Maria do Carmo do Nascimento Alves, André Moura, Antônio Carlos Valadares Filho, José Almeida Lima, José Heleno da Silva, Laércio Oliveira, Márcio Macêdo, Mendonça Prado e Rogério Carvalho.

História da UFS

A criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), Escola de Serviço Social (1954) e Faculdade de Ciências Médicas (1961), fez com que fosse atingido o número mínimo necessário de escolas superiores para que se pleiteasse a fundação de uma universidade em Sergipe.

Em 1963, a então Secretaria de Educação do Estado deu início ao processo de criação da universidade, concretizado em 1967 pelo Decreto-Lei nº 269 e efetivado em 15 de maio de 1968. À época, havia duas possibilidades de regime para a instituição: a autárquica, defendida pelo diretor da então Faculdade de Medicina, Antônio Garcia Filho, e a Fundação Federal, defendida por Dom Luciano José Cabral Duarte, então presidente do Conselho Federal de Educação (CFE). Institui-se, então, a Fundação Universidade Federal de Sergipe integrada ao sistema federal de ensino superior, incorporando todos os cursos superiores existentes no estado.

Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho, instalado em 14 de agosto de 2006), Laranjeiras (instalado em 28 de março de 2007) e Lagarto (instalado em 14 de março de 2011).

Ascom

comunica@ufs.br

sex, 11/05/2012 - 15:01

 

 

Av. Marechal Rondon S/N - Edifício NUPEG bloco H
Universidade Federal de Sergipe, Jardim Rosa Elze, S
ão Cristóvão - SE - CEP: 49100-000
Copyright - FAPESE® - 2019